-
Arquitetos: Indio da Costa Arquitetura; Indio da Costa Arquitetura
- Área: 2200 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Patricia Parinejad, Leonardo Lopes, Denilson Machado – MCA Estúdio
-
Fabricantes: Hunter Douglas, AutoDesk, Brasgips, Cogumelo, Deca, Eurocentro, Ibravir, Ihouse, Marmoraria Realce, Punto, Serpa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Incrustada arrojadamente na encosta da montanha, exposta pelo despudor com que se debruça sobre a paisagem, a casa descortina a encantadora vista dos mais belos ícones da cidade: a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Praia de Ipanema, a Baía de Guanabara, o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor, o Morro Dois irmãos e a Pedra da Gávea.
Atrativa, fresca, iluminada, esta casa é o modelo de uma proposta arquitetônica que a divide tanto no plano vertical como no horizontal, com espaços vazios energéticos. Vista pelo exterior por sua posição destacada e suas grandes dimensões, ela provoca uma impressão de força e imponência. Mas no seu interior, há uma atmosfera extremamente suave.
Para isso, muito contribui a inserção das artes plásticas na sua arquitetura: um mural do pintor e amigo Adriano de Aquino – o visitante e a paisagem incorporando-se à obra, complementado por uma bela escultura de Franz Weissman, disposta estrategicamente no jardim.
A casa é dividida num plano horizontal, tornando-a mais ventilada, bem iluminada e, consequentemente, mais saudável. Ele se comunica ortogonalmente com outro plano vertical, que, protegido por claraboias de vidro, separa as partes social e íntima da ala de serviços, que se intercomunicam através de passarelas muito leves.